Covid-19: Especialistas preveem que março de 2021 será o pior mês da pandemia no Brasil
Médicos falam sobre risco de falta de leitos de UTI em todo o país e colapso no sistema de saúde
03/03/2021 17h33
Para especialistas, março de 2021 será o pior mês da pandemia de coronavírus em todo o Brasil. Autoridades em Saúde Pública cobram medidas urgentes contra a doença.
"Nós teremos, provavelmente, falta de leitos de UTI para atender os pacientes em quase todo o país nas grandes cidades. A previsão é que nos próximos 15 dias esgotem os leitos de UTI no estado de São Paulo. O Brasil está seguindo um ritmo semelhante", alerta o infectologista Marcos Boulos.
O também infectologista Julio Croda alerta para os perigos da demora na imunização da população contra a doença. "Nossa velocidade de vacinação está muito lenta, o que, de alguma forma, prejudica o combate à pandemia", diz.
Leia mais: Imprensa internacional critica gestão brasileira no combate à pandemia do coronavírus
O diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, reitera a importância de medidas de higiene e distanciamento para o combater o vírus: "Nós precisamos, mais do que nunca, reforçar as medidas que sabemos que funcionam. Ficar longe, não aglomerar, usar máscaras, neste momento, se torna crucial.
"Se a gente não tiver medidas mais restritivas, que reduzam a mobilidade das pessoas nas ruas, e a conscientização da população, nós vamos sim ter o colapso na área da saúde", comenta Thaís Guimarães, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Assista à reportagem do Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS