O jornal The New York Times fez, nesta quarta-feira (3), um alerta às autoridades sanitárias do mundo e utilizou a situação da pandemia no Brasil como o pior exemplo.
O artigo, que chama atenção para a crise da Covid-19 no país, destaca o colapso do sistema de saúde público e ressalta que nenhum outro país enfrentou um surto tão grande, com tantos recordes de mortes.
O texto fala, ainda, da variante do coronavírus de Manaus, mais contagiosa e que está se espalhando para outras cidades, e critica a gestão da crise pelo Governo Federal. "Os países mais ricos abocanharam o suprimento disponível [de vacinas], enquanto Bolsonaro se mostra cético quanto ao impacto da doença", diz.
Já o jornal britânico The Guardian classificou como ameaça global a explosão de casos de coronavírus no Brasil e a condução da pandemia pelo Governo Federal. Em entrevista com o cientista brasileiro Miguel Nicolelis, o texto pede que o mundo se pronuncie sobre os riscos que o Brasil está causando ao combate à pandemia. "Qual é o ponto em controlar a pandemia na Europa e nos Estados Unidos, se o Brasil continua a ser um criadouro para o vírus?", questiona Nicolelis.
Assista à matéria do Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS