Notícias

Bolsonaro muda o tom e diz que pode tomar a vacina contra a Covid-19

Pela primeira vez, o presidente admitiu a possibilidade de tomar o imunizante futuramente. Mesmo assim, defendeu que vacinação deve ser voluntária e não obrigatória


06/03/2021 09h58

Na noite da última sexta-feira (5), Jair Bolsonaro (sem partido) teve conversa com apoiadores e admitiu que pode tomar a vacina contra a Covid-19 futuramente. Mesmo assim, o presidente afirmou que já está protegido por ter sido contaminado em julho do ano passado.

“Eu já tive o vírus vivo, então estou imunizado. Deixa outro tomar a vacina no meu lugar. Lá na frente, lá na frente, depois que todo mundo tomar... Se eu resolver tomar, porque no que depender de mim é voluntário, eu tomarei”, disse o presidente a apoiadores.

Leia também: Fernando Haddad chama Bolsonaro de "frio serial killer": "Coloca o que passa fome contra o que morre asfixiado"

O presidente mudou o tom ao falar sobre a vacinação. Em dezembro, em um evento em Porto Seguro, ele afirmou que não tomaria a vacina e ainda criticou a obrigatoriedade da imunização. Foi neste mesmo discurso que ele falou de possíveis efeitos colaterais, como “virar jacaré” e que viralizou nas redes sociais.

Desde o início da campanha de vacinação, que começou no final de janeiro, o presidente acumulou declarações contrárias a imunização. Até mesmo quando Antonio Barra Torresquis, diretor-presidente da Anvisa, o convidou para tomar uma dose, Bolsonaro declinou o convite.

A declaração feita ontem a noite foi a primeira vez que o presidente deu pistas de que pode tomar a vacina contra o novo coronavírus futuramente.

Vacinação no Brasil

A campanha nacional de imunização vacinou 7.941.173 pessoas até a noite da última sexta-feira com, pelo menos, a primeira dose. Isso é o equivalente a 3,75% da população do país.

Ao todo, 2.611.071 pessoas receberam as duas doses da vacina, de acordo com recomendação dos laboratórios que produzem a CoronaVac e a Oxford/AstraZeneca. O número corresponde a apenas 1,23% da população do Brasil.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças