Google homenageia criador da máscara percursora do modelo N95
Doutor Wu Lien-teh (1879-1960) foi o principal nome no combate à epidemia da peste pneumônica no início do século XX
10/03/2021 10h44
O Doodle (temas diários incorporados à página inicial do Google) desta quarta-feira (10) homenageia o inventor da máscara percursora do modelo N95, o Doutor Wu Lien-teh, que completaria hoje seu 142º aniversário.
Lien-teh era um epidemiologista chinês-malaio, nascido no dia 10 de março de 1879, em uma família de imigrantes em Penang (atual Malásia). Ele se tornou o primeiro aluno de ascendência chinesa a obter um doutorado na Universidade de Cambridge, e foi o grande nome da China no começo do século XX no estudo e combate de epidemias.
(Reprodução/Wikipedia)
Leia mais: Ministério da Saúde pede ajuda à China para compra de vacina que não está no cronograma de Pazuello
Em 1910, ele investigou uma epidemia no país, que batizou de peste pneumônica. Era uma doença que se espalhou entre seres humanos por transmissão respiratória. Para combater a transmissão, o Doutor produziu uma máscara feita com gaze, algodão e camadas de pano. Esse modelo foi o percursor do modelo mais utilizado hoje, o N95.
O Dr. Wu Lien-Teh morreu em 21 de janeiro de 1960, aos 80 anos de idade. Ele foi um dos maiores nomes da história no combate à epidemias e na prevenção de doenças respiratórias.
REDES SOCIAIS