Roda Viva: Epidemiologista critica a falta de testagem em larga escala da Covid-19 no Brasil
Durante o Roda Viva especial sobre vacinas, Pedro Hallal criticou a falta de testagem em larga escala no país
15/03/2021 23h33
No Roda Viva desta segunda-feira (15), Vera Magalhães recebe Pedro Hallal, Carla Domingues e Cristiana Toscano para uma edição especial sobre vacinas.
A jornalista Milena Teixeira questionou o epidemiologista Pedro Hallal sobre a falta de testagem no Brasil e como isso poderia ter ajudado no combate a pandemia. Ele foi enfático em dizer que o país deveria testar dez vezes mais em comparação aos números atuais. Esse baixo número, segundo o cientista, só fez o combate a pandemia ficar ainda mais desorganizado.
Leia também: Especialistas defendem lockdown com estratégias sociais para diminuir a circulação do vírus
“A gente não testa para saber quantos casos tem. A gente testa para identificar precocemente os casos e evitar que essas pessoas fiquem circulando e transmitindo o vírus”, afirmou Hallal.
Ele também lembrou do rastreamento de contatos, que é saber quem esteve em contato com pessoas contaminadas. “Quando alguém tem Covid aqui no Brasil, ninguém pergunta para pessoa com quem esteve na semana anterior. Essas pessoas deveriam ser procuradas, isoladas e testadas”.
Hallal lamentou o fato da testagem em larga escala não ter sido feita e que isso prejudicou demais o trabalho dos cientistas no Brasil
Assista ao trecho completo:
Participaram da bancada de entrevistadores Maria Manso (repórter da TV Cultura), Milena Teixeira (jornalista da Rádio BandNews FM), Thomas Conti (professor de Economia do Insper e IDP, Ceo da AED Consulting e divulgador científico), Jaqueline Sordi (bióloga e jornalista da Agência Lupa e do Observatório do Clima) e Sérgio Spagnuolo (editor do Núcleo Jornalismo e do Science Pulse).
Assista ao programa na íntegra:
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS