Notícias

Vacina de Oxford/AstraZeneca tem 79% de eficácia contra casos sintomáticos de Covid-19

Testes foram realizados em 32 mil voluntários de três países; segundo pesquisadores, não há indícios de que o imunizante causa coágulos no sangue


22/03/2021 08h46

Novos dados sobre a vacina de Oxford/AstraZeneca revelam que o imunizante tem eficácia de 79% contra casos sintomáticos da Covid-19. Os testes foram realizados com 32 mil voluntários que receberam o imunizante em três países.

Os voluntários são dos Estados Unidos, Chile e Peru. A vacina da AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford teve 100% de eficácia na prevenção de casos graves, que necessitam de hospitalização dos pacientes. A eficácia entre os idosos com mais de 85 anos foi de 80%.

Leia também: Agência reguladora da União Europeia classifica vacina de Oxford como segura e eficaz

Dos 32 mil voluntários, cerca de 20% tinham 65 anos ou mais e cerca de 60% tinham comorbidades associadas a um risco maior de complicações para a Covid-19, como diabetes, obesidade severa e doenças cardíacas.

O laboratório também informou que não há indício de relação entre o imunizante e a formação de coágulos no sangue. 13 países da Europa chegaram a suspender o uso por suspeita de que ele poderia causar trombose, mas retomaram a aplicação depois que a Agência Europeia de Imunizantes descartou a possibilidade.

Na semana passada, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que fabrica a vacina aqui no Brasil, informou que o imunizante também é eficaz contra a variante brasileira do coronavírus.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças