Notícias

Dia Mundial da Água: Cerca de 5 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável

De acordo com o levantamento do Instituto Trata Brasil, mais de 21 milhões de pessoas não contam com a coleta de esgoto no país


22/03/2021 12h12

O relatório divulgado pelo Instituto Trata Brasil nesta segunda-feira (22) mostra que, nas 100 maiores cidades do país, 21,7 milhões de brasileiros não contam com a coleta de esgoto e 5,5 milhões não têm acesso à água potável. 

O levantamento foi publicado no Dia Mundial da Água, criado para aumentar a consciência dos governos e do setor privado sobre a importância da conservação da água no planeta. O “Ranking de Saneamento” também aponta que o Brasil trata apenas metade do esgoto que gera, jogando mais de dois bilhões de metros cúbicos em detritos na natureza.

Na média, os indicadores dos 100 maiores municípios brasileiros se mostraram melhores que os do país como um todo. Isso já era esperado, pois essas cidades tiveram metade do investimento de todo o país.

Leia mais: Pesquisa do Datafolha mostra que 57% dos brasileiros são favoráveis à condenação de Lula

Das 10 melhores cidades em saneamento básico, nove são do estado de São Paulo. São elas, em ordem decrescente, Santos, Maringá, Uberlândia (MG), Franca, Limeira, Piracicaba, Cascavel, São Paulo, São José do Rio Preto e Suzano.

Dos cinco municípios que piores foram avaliados na questão do saneamento básico, apenas um não pertence à região Norte. São eles, do pior para o melhor, Macapá (AP), Porto Velho (RO), Ananindeua (PA), São João de Meriti (RJ), Belém (PA).

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)