Notícias

Covid-19: AstraZeneca atualiza dados e eficácia da vacina cai para 76%

Farmacêutica afirma que eficácia de 100% em casos graves de hospitalização continua


25/03/2021 08h57

Após questionamentos sobre a eficácia de sua vacina contra o coronavírus, a farmacêutica AstraZeneca atualizou na última quarta-feira (24), os dados do imunizante, que mostrou ter 76% de eficácia em casos sintomáticos da doença. 

Segundo a farmacêutica, os números recentes foram baseados em uma pesquisa de 190 casos sintomáticos do coronavírus, 49 a mais do que a análise anterior. Na última segunda-feira (21), a AstraZeneca afirmou que a eficácia era de 79%

Leia também: Vacina de Oxford/AstraZeneca tem 79% de eficácia contra casos sintomáticos de Covid-19

Porém, segundo a empresa, a eficácia da vacina para prevenir quadros graves ou necessidade de hospitalização continua em 100%. Já entre idosos, o imunizante chegou a 85% de eficácia na prevenção dos sintomas em voluntários com 65 anos ou mais. O comunicado completo pode ser lido no site da farmacêutica. 

Nesta semana, o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (Niaid, na sigla em inglês) foi notificado pelo Conselho de Monitoramento de Dados e Segurança (DSMB) sobre os dados incompletos da vacina. Isso fez com que o laboratório entrasse em nova fase de testes para atualizar a eficácia do imunizante.

Na Europa, após o laboratório entregar menos vacinas que o previsto, as autoridades ameaçaram proibir a exportação das doses.

Além disso, alguns países do bloco europeu paralisaram a aplicação da vacina após relatos de coagulação de sangue. O imunizante só voltou a ser aplicado depois de uma investigação que não confirmou relação entre a vacina e a coagulação. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças