Novos dados sobre a vacina de Oxford/AstraZeneca revelam que o imunizante tem eficácia de 79% contra casos sintomáticos da Covid-19. Os testes foram realizados com 32 mil voluntários que receberam o imunizante em três países.
Os voluntários são dos Estados Unidos, Chile e Peru. A vacina da AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford teve 100% de eficácia na prevenção de casos graves, que necessitam de hospitalização dos pacientes. A eficácia entre os idosos com mais de 85 anos foi de 80%.
Leia também: Agência reguladora da União Europeia classifica vacina de Oxford como segura e eficaz
Dos 32 mil voluntários, cerca de 20% tinham 65 anos ou mais e cerca de 60% tinham comorbidades associadas a um risco maior de complicações para a Covid-19, como diabetes, obesidade severa e doenças cardíacas.
O laboratório também informou que não há indício de relação entre o imunizante e a formação de coágulos no sangue. 13 países da Europa chegaram a suspender o uso por suspeita de que ele poderia causar trombose, mas retomaram a aplicação depois que a Agência Europeia de Imunizantes descartou a possibilidade.
Na semana passada, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que fabrica a vacina aqui no Brasil, informou que o imunizante também é eficaz contra a variante brasileira do coronavírus.
REDES SOCIAIS