Notícias

Exame/Ideia: Desaprovação do governo de Jair Bolsonaro sobe para 49%

Principais motivos para queda da popularidade do presidente são o descontrole da pandemia, falta de benefício social e atraso da vacinação


26/03/2021 11h44

Nova pesquisa da Exame/Ideia divulgada nesta sexta-feira (26) aponta uma escalada na reprovação do governo de Jair Bolsonaro. O descontrole da pandemia no país e a falta do Auxílio Emergencial são os principais motivos para a queda de popularidade do presidente.

Em janeiro, 37% dos pesquisados aprovavam o desempenho de Bolsonaro na presidência. Agora, o número caiu para 25%. Um recuo de 12 pontos percentuais.

Leia também: Mandetta elege "pequi roído" como melhor termo para definir Bolsonaro

Os que reprovam o trabalho de Jair Bolsonaro eram também 37% no início do ano. Agora, esse grupo saltou para 49% dos brasileiros. Também 12 pontos percentuais.

Os que nem aprovam e nem reprovam eram 24%. Agora, são 22%. Outros 4% dos brasileiros não souberam responder à pesquisa.

O levantamento também perguntou aos entrevistados se eles concordam com as medidas de restrição implementadas em diversas cidades do país. Sendo assim, 56% afirmam que concordam com as medidas de restrição, 21% são indiferentes, 16% discordam das medidas e 7% disseram não saber.

Outro questionamento aos brasileiros foi sobre a velocidade da vacinação. Para 77%, a aplicação das doses está atrasada.  Houve um aumento de 10 pontos percentuais em comparação ao número registrado na rodada de 15 de janeiro. Além disso, para 8%, a aplicação deve ocorrer ainda neste mês, 10% acreditam que em abril, e 13% esperam ser vacinados ainda neste semestre. Somam 20% aqueles que não sabem quando vão receber uma dose.

O levantamento ouviu 1.255 pessoas entre os dias 22 e 24 de março. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças