Notícias

Justiça do Distrito Federal recebe primeira das ações do ex-presidente Lula

Transferência acontece após decisão de Fachin, quando anulou as condenações e alegou que a Justiça do Paraná não era competente


30/03/2021 15h59

Após decisão do Supremo Tribunal Federal relacionadas a Luiz Inácio Lula da Silva, a Justiça do Distrito Federal recebeu, nesta terça-feira (30), a primeira das quatro ações judiciais que o ex-presidente respondia das investigações da Operação Lava Jato. O juiz Ricardo Soares Leite vai assumir o processo sobre doações de empreiteiras ao Instituto Lula.

O ministro Edson Fachin, em 8 de março, decidiu anular as condenações do ex-presidente relativas às investigações da Operação Lava Jato. Ele defendeu que a Justiça Federal do Paraná apresentou incompetência nos três casos envolvidos, o triplex do Guarujá, do sítio em Atibaia e das doações ao Instituto Lula.

Leia também: Villa: "O presidente está caminhando para um golpe de Estado"

Quatro processos envolvendo Lula serão enviados para a Justiça do Distrito Federal e, segundo ordenou Fachin, voltarão a estaca zero. Dessa maneira, Lula volta a ser elegível para as eleições de 2022.

Ainda não há prazo para os outros três processos chegarem ao Distrito Federal. Eles ainda dependem dos prazos para recursos.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças