Na última quinta-feira (1º), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou uma cartilha com orientações de prevenção contra Covid-19 para serem seguidas durante os feriados cristãos, que começam nesta Sexta-feira Santa (2) e terminam no domingo de Páscoa (4).
Tradicionalmente, as datas são marcadas pelas reuniões familiares. Por conta disso, o distanciamento social é uma preocupação da comunicação médica pela transmissão do novo coronavírus.
O médico e neurocientista Miguel Nicolelis fala do significado da Páscoa e da importância de seguirmos isso. "Para quem acredita no significado real da Páscoa, o ressurgimento da vida, a gente tem que celebrar a vida e evitar a morte".
Leia também: Luiz Fux, presidente do STF, recebe primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Rio de Janeiro
Logo no início da cartilha, a Fundação afirma "Se vai receber convidados, você estará exposto a diferentes níveis de contágio".
O material possui cinco páginas e, é dividido em três tópicos principais: ambiente e convidados, preparo e forma de servir alimentos, grupos que devem evitar os encontros. De forma didática, a Fiocruz informa os protocolos sanitários de combate ao novo coronavírus e ainda destaca medidas adicionais que devem ser adotadas para diminuir as chances de contaminação, como evitar o uso de ar condicionado, e música alta, para que as pessoas não tenham que gritar ou falar alto, por exemplo.
A cartilha está disponível para consulta de forma online e gratuita.
Assista a matéria completa sobre o assunto no Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS