Notícias

Ministro do STF Kassio Nunes Marques autoriza a realização de cultos e missas

Na véspera da Páscoa, ministro decide que estados e municípios não podem proibir eventos religiosos e alega que esse é um serviço essencial no país


03/04/2021 19h08

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Kassio Nunes Marques autorizou em caráter liminar, neste sábado (3), a abertura de igrejas para cultos e missas. A decisão acontece mesmo com diversos governadores proibindo a realização de eventos religiosos para evitar aglomerações.

Segundo Nunes Marques, as igrejas deverão respeitar medidas sanitárias para evitar a disseminação do novo coronavírus. Entre as principais estão ocupação máxima de 25%, manter espaço entre assentos com ocupação alternada entre fileiras de cadeiras ou bancos, deixar o espaço arejado, com janelas e portas abertas sempre que possível e exigir que as pessoas usem máscaras,

A decisão do ministro acontece no pior momento da pandemia no país. Na última semana, o Brasil registrou, por dois dias seguidos, uma média móvel de mortes acima dos 3000. Além disso, março foi o pior mês da pandemia, quando foram registrados 66.868 óbitos, mais que o dobro de julho de 2020, antigo pior mês.

A liminar foi dada após uma ação da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure), que questionou decretos estaduais e municipais que suspenderam celebrações religiosas como medidas de enfrentamento à pandemia.

Segundo a associação, os decretos desrespeitam “o direito fundamental à liberdade religiosa e o princípio da laicidade estatal, ao ser determinada a suspensão irrestrita das atividades religiosas na cidade”.

Em sua justificativa, o ministro alegou que a atividade religiosa é essencial pelo fato do país estar num momento tão complicado.

Leia também: Barreira sanitária de São Sebastião (SP) impede entrada de 84 turistas com Covid-19 no litoral

“Reconheço que o momento é de cautela, ante o contexto pandêmico que vivenciamos. Ainda assim, e justamente por vivermos em momentos tão difíceis, mais se faz necessário reconhecer a essencialidade da atividade religiosa, responsável, entre outras funções, por conferir acolhimento e conforto espiritual”, justificou Nunes Marques.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças