Notícias

Nunes Marques intima prefeito de BH a cumprir decisão que autoriza a realização de cultos religiosos

Alexandre Kalil usou as redes sociais falando que a decisão sobre abertura de igrejas depende de prefeito. Ministro o intimou para respeitar a decisão do STF


04/04/2021 10h49

O ministro do STF Kassio Nunes Marques intimou o prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), neste domingo (4), a cumprir a liminar que permite a realização de cultos e missas em todo Brasil. Atitude acontece depois do pedido de André Mendonça, advogado-geral da União, que alegava que Kalil pretendia descumprir a medida.

Na intimação, Nunes Marques cita a publicação de Kalil nas redes sociais, onde falou que iria acompanhar a decisão do Plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a abertura de templos religiosos.

A decisão de fechar os templos religiosos em Minas Gerais acontece por conta do alto número de casos e mortes no estado. Na última sexta-feira (2), por exemplo, bateu recorde de mortes diárias por covid-19, com 486 registros em 24 horas.

Leia também: Ministro da Saúde alerta população: “evitar lockdown é a ordem, mas temos de fazer o dever de casa”

A intimação do ministro diz que “para ciência e imediato cumprimento daquela decisão, devendo esclarecer, no prazo de 24 horas, as providências tomadas, sob pena de responsabilização, inclusive no âmbito criminal".

Para finalizar, o ministro pede a comunicação de sua decisão à PGR “para adoção das providências cabíveis, tendo em vista a gravidade da declaração pública de uma autoridade de que não pretende cumprir uma decisão deste STF”.

A decisão de Kassio Nunes Marques

No último sábado (3), o ministro autorizou em caráter liminar, neste sábado (3), a abertura de igrejas para cultos e missas.

As igrejas deverão respeitar medidas sanitárias para evitar a disseminação do novo coronavírus. Entre as principais estão ocupação máxima de 25%, manter espaço entre assentos com ocupação alternada entre fileiras de cadeiras ou bancos, deixar o espaço arejado, com janelas e portas abertas sempre que possível e exigir que as pessoas usem máscaras.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças