Notícias

Gilmar Mendes mantém proibição de cerimônias religiosas em São Paulo

Decisão do ministro vai na contramão de Nunes Marques, que tomou decisão contrária no último final de semana


05/04/2021 14h48

Nesta segunda-feira (5), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes rejeitou a concessão de uma liminar para suspender o decreto do governo de São Paulo, que proíbe a realização de cerimônias religiosas durante a Fase Emergencial. Dessa maneira, segue a decisão do governador João Doria (PSDB) sobre o fechamento de igrejas e templos.

A decisão de Mendes vai na contramão da de Nunes Marques, que no último sábado (3), em caráter liminar, proibiu governadores e prefeitos de proibirem a realização de cerimônias religiosas desde que seguissem protocolos de segurança.

Devido a esse impasse, o plenário do STF deve se reunir durante a semana para dar a palavra final sobre a liberação desse tipo de evento.

Mendes analisou o pedido feito pelo PSD, que questionou o decreto do governo paulista de fechar igrejas e outros tempos religiosos para evitar aglomerações de pessoas. O partido afirmou que a restrição é desproporcional e atinge o direito fundamental à liberdade religiosa e de culto das religiões.

Leia também: Nunes Marques intima prefeito de BH a cumprir decisão que autoriza a realização de cultos religiosos

O ministro justificou sua decisão alegando que estados e municípios têm liberdade para fixar medidas restritivas para o enfrentamento da pandemia. Ele ainda argumentou que fechar as igrejas não atinge a liberdade religiosa, já que não interfere nas liturgias.

Outro motivo para a decisão foi a atual situação dos hospitais no estado: “Em um cenário tão devastador, é patente reconhecer que as medidas de restrição à realização de cultos coletivos, por mais duras que sejam, são não apenas adequadas, mas necessárias ao objetivo maior”.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)