Notícias

Militantes são presos na Ocupação CCBB em Brasília

Eles tentavam impedir a demolição de barracos e da Escolinha do Cerrado, onde 18 crianças da região estudam


07/04/2021 17h54

Na tarde desta quarta-feira (7)quatro militantes foram presos em Brasília. Eles estavam na Ocupação CCBB para impedir a demolição de barracos no local e da Escolinha do Cerrado, onde 18 crianças estudavam.

Na segunda-feira (5), o PSOL entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar o despejo das famílias da Ocupação CCBB e salvar a Escolinha do Cerrado. O governo do Distrito Federal aceitou o pedido e fez um acordo de que não haveria derrubadas nesta semana, se novas construções não fossem feitas na ocupação. No entanto, na tarde desta quarta (7), policiais foram até o local para iniciar a demolição

O coletivo Subvertamos do PSOL, que transmitiu o caso pelo Twitter, relatou a ação como "violência policial e tentativa de homicídio na Ocupação CCBB, no DF". Isso porque a PM demoliu a escolinha com três manifestantes em cima do telhado.


Além disso, de acordo com o coletivo, os policiais não deixaram os manifestantes terem acesso aos advogados, nem informaram para onde os levariam no momento da ação.

Leia também: RJ: Massacre de Realengo completa 10 anos nesta quarta-feira (7)

Após um período que foi divulgado que os militantes Thiago Ávila, Érika Oliveira, Caio Barbosa e Pedro Felipe estavam sendo levados ao DEMA (Delegacia de Combate a Ocupação do Solo e aos Crimes contra Ordem Urbanística e o Meio Ambiente).

Sabrina Fernandes, esposa de Thiago Ávila, militante e socioambientalista preso, publicou sobre o caso em sua rede social.


O Subvertamos também informou que uma militante do Subverta DF se machucou com uma bomba de efeito moral e foi levada ao hospital.

O site da TV Cultura tentou contato com a Polícia Militar do Distrito Federal, mas até a publicação desta nota, não obteve retorno.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças