Lira e Pacheco pedem ajuda da ONU para entrega de mais vacinas no Brasil
Presidentes da Câmara e do Senado conversaram com secretário-geral da ONU para agilizar entrega de imunizantes no país
12/04/2021 15h33
Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (DEM), presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, respectivamente, usaram suas redes sociais nesta segunda-feira (12) para anunciar uma conversa com António Guterres, secretário-geral da ONU, sobre a atual situação do Brasil. Os parlamentares focaram nas vacinas e pediram agilidade na entrega dos imunizantes.
O presidente da Câmara foi sucinto ao divulgar a conversa com Guterres. Ele disse sobre a “grave situação sanitária em que se encontra o País” e da quantidade vacinas no Brasil.
O presidente do Senado falou da necessidade de antecipar a chegada das doses do Covax Facility, consórcio de vacinas da ONU que distribui imunizantes da Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca.
"Conversei, nesta segunda, por telefone, com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e expus a situação dramática do Brasil. Reforcei o pedido de ajuda à ONU para o país se tornar prioridade do consórcio internacional Covax Facility para antecipação da entrega das vacinas”, explicou Pacheco.
O Brasil passa pelo pior momento da pandemia da Covid-19. No último domingo (11), foram registrados 1.803 óbitos pela doença, o maior número de vítimas em um domingo desde março do ano passado. Esse números elevaram a média móvel acima dos três mil.
Leia também: Campanha contra 'camarote da vacina' tem apoio de famosos e mais de 20 mil adesões
Outro fato preocupante é a constante redução na entrega de vacinas. Inicialmente, Pazuello previa 57,1 milhões de doses para este mês. Os números caíram para 47,3 milhões e depois, já na administração de Queiroga, a previa caiu para 25,5 milhões.
Veja o Roda Viva com o Rodrigo Pacheco:
REDES SOCIAIS