Notícias

Ministro Nunes Marques avaliará ação que pede agilidade na análise do impeachment de Alexandre de Moraes

Sorteio do avaliador da ação acontece um dia depois da conversa entre senador Kajuru e o presidente sobre impeachment de membros do STF


12/04/2021 19h53

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques foi sorteado, nesta segunda-feira (12), para ser o relator da ação protocolada pelo senador Jorge Kajuru (Cidadania/GO). O objetivo do parlamentar é agilizar a análise do pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes.

No documento protocolado, Kajuru acusa Moraes de ter cometido crime de responsabilidade no inquérito das Fake News, que apura ataques e divulgação de notícias falsas sobre membros do STF.

“Trata-se, na verdade, de um inquérito guarda-chuva que o Supremo Tribunal Federal, na pessoa do ministro Alexandre de Moraes, utiliza para intimidar, ameaçar e violar os direitos e liberdades individuais de quem ousa se manifestar contra a Corte e seus membros”, alegou o senador.

O pedido para agilizar o impeachment do ministro do STF acontece um dia após a divulgação de uma conversa entre Kajuru e Jair Bolsonaro (sem partido), onde o presidente tenta promover pedidos de impedimento contra membros da Suprema Corte Federal.

Bolsonaro dá a entender que pedidos de impeachment contra ministros do STF poderiam interromper a CPI da Covid-19.

Alinhamento com Planalto

Nunes Marques é o ministro mais novo do STF. Ele foi indicado por Bolsonaro há apenas cinco meses. Desde o início de seu mandato, ele acumula decisões alinhadas com a do Palácio do Planalto. A mais recente delas foi em relação a abertura das igrejas mesmo na pior fase da pandemia da Covid-19.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças