Joe Biden anuncia início da retirada dos militares no Afeganistão
Retorno dos soldados deve começar em maio e terminar em 11 de setembro, aniversário do atentado terrorista nas Torres Gêmeas.
14/04/2021 18h42
Em pronunciamento nesta quarta-feira (14), Joe Biden confirmou a intensão de retirar todos os militares americanos que estão no Afeganistão até 11 de setembro. Segundo presidente dos Estados Unidos, o retorno dos soldados começa a partir de 1º de maio.
"Eu sou o quarto presidente dos EUA a ter mandato com presença de tropas americanas no Afeganistão. Foram dois republicanos e dois democratas. Eu não vou passar essa responsabilidade a um quinto", disse Biden.
Neste momento, o exército do Afeganistão está em combate com o Talibã e não há uma previsão de cassar-fogo. O governo americano entende que é hora de retirar os militares da guerra considerada a mais longa dos Estados Unidos.
O conflito começou no final de 2001, após o ataque terrorista de 11 de setembro encabeçado pelo grupo Talibã. Na época, o presidente George W. Bush iniciou uma ofensiva para tirar os extremistas, que, à época, controlavam o Afeganistão
Leia também: Primeiro-ministro francês usa Brasil como exemplo a não ser seguido na pandemia
A retirada dos militares do Afeganistão já tinha sido negociada por Donald Trump. Em 29 de fevereiro de 2020, o ex-presidente fez um acordo para concluir a saída dos militares americanos até 1º de maio. Porém, esse acordo não foi cumprido e começará no próximo mês.
REDES SOCIAIS