Notícias

Joe Biden anuncia início da retirada dos militares no Afeganistão

Retorno dos soldados deve começar em maio e terminar em 11 de setembro, aniversário do atentado terrorista nas Torres Gêmeas.


14/04/2021 18h42

Em pronunciamento nesta quarta-feira (14), Joe Biden confirmou a intensão de retirar todos os militares americanos que estão no Afeganistão até 11 de setembro. Segundo presidente dos Estados Unidos, o retorno dos soldados começa a partir de 1º de maio.

"Eu sou o quarto presidente dos EUA a ter mandato com presença de tropas americanas no Afeganistão. Foram dois republicanos e dois democratas. Eu não vou passar essa responsabilidade a um quinto", disse Biden.

Neste momento, o exército do Afeganistão está em combate com o Talibã e não há uma previsão de cassar-fogo. O governo americano entende que é hora de retirar os militares da guerra considerada a mais longa dos Estados Unidos.

O conflito começou no final de 2001, após o ataque terrorista de 11 de setembro encabeçado pelo grupo Talibã. Na época, o presidente George W. Bush iniciou uma ofensiva para tirar os extremistas, que, à época, controlavam o Afeganistão

Leia também: Primeiro-ministro francês usa Brasil como exemplo a não ser seguido na pandemia

A retirada dos militares do Afeganistão já tinha sido negociada por Donald Trump. Em 29 de fevereiro de 2020, o ex-presidente fez um acordo para concluir a saída dos militares americanos até 1º de maio. Porém, esse acordo não foi cumprido e começará no próximo mês.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças