Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O governo russo anunciou nesta segunda-feira (19) que a Sputnik V, vacina produzida pelo país contra a Covid-19, tem eficácia de 97,6% após a segunda dose. As informações foram divulgadas pelo Centro de Pesquisa da Gamaleya e Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF).

Os testes para chegar a essa eficácia foram feitos com 3,8 milhões de pessoas. Entre 5 de dezembro de 2020 a 31 de março de 2021, a taxa de infecção a partir do 35º dia após a primeira dose foi de apenas 0,027%. Os dados serão publicados oficialmente em uma revista médica revisada por pares em maio.

Além da eficácia, a Rússia também informou que não foram identificadas alergias causadas pelo imunizante. Dessa forma, a segurança e eficácia ficam comprovadas em todos os estudos feitos com a Sputnik V.

A Sputnik V já foi aprovada para uso em 60 países e ocupa o segundo lugar entre as vacinas contra a Covid-19.

Leia também: Expectativa de vida no Brasil pode cair mais de três anos devido à pandemia

A Sputnik V usa dois vetores diferentes para as duas injeções em um curso de vacinação, proporcionando imunidade com uma duração mais longa do que as vacinas que usam o mesmo mecanismo de entrega para ambas as injeções.

Vacina russa no Brasil

A Sputnik V foi uma das vacinas compradas pelo Ministério da Saúde e também governadores de estados nordestinos. Cinco técnicos da Anvisa foram para a Rússia no último sábado (17) para analisar a produção dos imunizantes.

A visita tem como objetivo principal ter acesso a documentos necessários para autorizar o uso emergencial da vacina no Brasil.