A Casa Civil elaborou uma lista com 23 acusações e críticas em relação à postura do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus. O documento foi enviado por e-mail para 13 ministérios e deve ser usado nas investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. As pastas deveriam enviar uma resposta à Casa Civil até a última sexta-feira (23).
A lista foi revelada pelo portal UOL no último domingo (25) e a existência do documento foi confirmada pelo site da TV Cultura.
De acordo com o UOL, entre os pontos abordados na lista estão a negligência no processo de aquisição de vacinas, o descrédito em relação à vacina CoronaVac, o não incentivo da adoção de medidas restritivas, a promoção de tratamento precoce contra o vírus e o negacionismo sobre a gravidade da doença.
Em nota enviada ao site da TV Cultura, a Casa Civil informou que "obviamente, diante da CPI da covid-19 no Senado Federal, nada mais natural que a Casa Civil reunir todos os dados e números de maneira a esclarecer qualquer questionamento feito no âmbito da comissão, além de se preparar para desmentir narrativas mentirosas que visem apenas atingir e desacreditar o Governo Federal."
A primeira reunião da CPI da Covid, instalada pelo presidente do Senado Rodrigo Pacheco, está prevista para ocorrer na próxima terça-feira (27).
REDES SOCIAIS