Notícias

Covid-19: Ministério informa que segunda dose da vacina deve ser tomada mesmo fora do prazo

Ministério da Saúde reforça a importância de se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a doença


27/04/2021 15h05

Uma nota técnica divulgada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) na última segunda-feira (26), anuncia uma nova recomendação do Ministério da Saúde, de que a população deve tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório.

Atualmente, duas vacinas estão disponíveis no Brasil, ambas com a necessidade de duas doses para garantir a imunização completa. A Sinovac/Butantan deve ter a aplicação da dose 2 no intervalo de quatro semanas. A AstraZeneca/Fiocruz no intervalo de 12 semanas.

Segundo a nota divulgada, o ministério reforça a importância de se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a doença.

Leia também: CREMESP desaconselha videochamadas entre pacientes sedados na UTI e familiares

A pasta também diz que é "improvável que intervalos aumentados entre as doses das vacinas ocasionem a redução na eficácia do esquema vacinal". No entanto, ressalta que os atrasos devem ser evitados "uma vez que não se pode assegurar a devida proteção do indivíduo até a administração da segunda dose".

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças