Notícias

Omar Aziz questiona a falta de barreiras sanitárias para conter a pandemia no Brasil

Presidente da CPI da Covid disse querer saber os motivos para não implementação dessa medida para conter o vírus, pois outros países fizeram isso em relação ao Brasil


03/05/2021 22h37

O Roda Viva desta segunda-feira (3) recebeu o senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Covid.

O jornalista Julia Chaib perguntou se os brasileiros vão ver culpados ao final da Comissão Parlamentar de Inquérito. O senador garantiu que as investigações serão concluídas e todas as informações serão repassadas aos órgãos responsáveis. Ele fez questão de ressaltar que a Comissão vai fazer apurações nas diversas decisões erradas tomadas pelo governo.

“Nós queremos saber qual foi o planejamento feito pelo ex-ministro Mandetta, que iniciou essa cronologia. Ele vai ter que dizer ‘eu queria isso e fulano disse que não’. Erros podem ser feitos por omissão, desconhecimento ou obediência”, disse o parlamentar.

Um dos principais questionamentos que Aziz pretende fazer durante a CPI da Covid é em relação a barreira sanitária, medida que impedia a entrada de pessoas que estavam em países onde o vírus já circulava. Ele deu o exemplo do Amazonas, seu estado, que teve os primeiros casos identificados em pessoas que viajaram para fora do país.

Leia também: Em audiência, Salles se esquiva sobre denúncias e culpa governo do PT por cortes no Ministério do Meio Ambiente

“Não tem barreira sanitária ainda. Os brasileiros foram impedidos em entrar em vários países. Nós não temos barreira sanitária nem dentro do nosso país”, questionou.

Para ele, uma das coisas mais importantes ao final da CPI é criar uma política para combate ao vírus, independente da linha política do governante. Dessa forma, será possível uma coordenação nacional.

Assista ao trecho completo:

Participaram da bancada de entrevistadores Fábio Zambeli, analista-chefe do Jota Jornalismo; Julia Lindner, repórter do Jornal O Globo; Julia Chaib, repórter de política da Folha de S. Paulo; Flávio Costa, editor do UOL; Basilia Rodrigues, analista de política da CNN Brasil.

Assista ao programa na íntegra:

O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)