Notícias

Adesão à imunização de pessoas com diabetes piora na pandemia, aponta pesquisa

A Associação Diabetes Juvenil (ADJ Brasil) apontou que esses pacientes se afastaram do calendário de vacinação fundamental por medo da Covid-19


04/05/2021 14h01

Uma pesquisa da Associação Diabetes Juvenil (ADJ Brasil) mostrou que a doença ficou em segundo plano durante a pandemia da Covid-19. De acordo com o levantamento, a adesão ao calendário de vacinação das pessoas com diabetes piorou no último ano.

O Jornal da Tarde desta terça-feira (4) recebeu Vanessa Pirolo, coordenadora de políticas públicas da ADJ Brasil, que apresentou a piora com dados: com relação à imunização contra a Covid-19, 61% das pessoas com diabetes têm a intenção de se vacinar, 17% iriam se vacinar dependendo do tipo da vacina, 16% apresentaram dúvidas e 5% dessas pessoas afirmaram que não arriscariam a imunização por medo da vacina.

Vanessa define a falta de informação como perigosa e prejudicial. “As pessoas com diabetes, quando contraem o vírus ou alguma infecção, têm três a quatro vezes mais possibilidade de ter complicações e culminar na hospitalização”, explicou.

Leia também: Mandetta depõe na CPI da Covid: "Não tomamos nenhuma medida que não tenha sido pela ciência"

A pesquisa também mostrou que 85% das pessoas com diabetes e cuidadores não tinham noção que existe um calendário de vacinação próprio para estes pacientes, algo que chocou Vanessa. “Constatamos que existe uma falta de comunicação entre médico e paciente. 47% das pessoas que responderam a pesquisa não se lembravam da última vez que conversaram com o médico sobre vacinação”, afirmou.

A coordenadora reforça a importância da imunização de pessoas com diabetes e incentiva a consulta ao calendário específico, disponível no site da ADJ Brasil.

Assista a entrevista completa do Jornal da Tarde desta terça-feira (3):

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)