Notícias

CPI da Covid: Mandetta diz que Bolsonaro queria que Anvisa alterasse bula da cloroquina

Segundo o ex-ministro da Saúde, o presidente da República desejava que constasse na bula do remédio a indicação para o tratamento da Covid-19


04/05/2021 14h55

Durante o seu depoimento nesta terça-feira (4), o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, o primeiro a depor na Comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Covid, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro queria que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alterasse a bula da cloroquina, com ineficácia científica comprovada, para que o medicamento fosse indicado no tratamento da Covid-19. No entanto, o pedido foi negado pelo presidente da agência Antonio Barra Torres, informa Mandetta.

O ex-ministro compareceu à CPI na condição de testemunha, ou seja, com o compromisso de dizer a verdade sob o risco de incorrer no crime de falso testemunho. 

“Eu estive dentro do Palácio do Planalto quando fui informado, após uma reunião, que era para eu subir para o terceiro andar porque tinha lá uma reunião com vários ministros e médicos que iam propor esse negócio de cloroquina, que eu nunca tinha conhecido. Quer dizer, ele tinha esse assessoramento paralelo", disse Mandetta.

"Nesse dia, havia sobre a mesa, por exemplo, um papel não-timbrado de um decreto presidencial para que fosse sugerido daquela reunião que se mudasse a bula da cloroquina na Anvisa, colocando na bula a indicação da cloroquina para coronavírus. E foi inclusive o próprio presidente da Anvisa, [Antônio] Barra Torres que disse não", contou o ex-ministro.

Leia também: Adesão à imunização de pessoas com diabetes piora na pandemia, aponta pesquisa


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças