Notícias

Porto Alegre inicia a vacinação com as doses da Pfizer e retoma a aplicação da 2ª dose da CoronaVac

Capital gaúcha recebeu lote do imunizante da Pfizer e começa a aplicação em grupos prioritários


04/05/2021 18h31

Nesta terça-feira (4), a prefeitura de Porto Alegre iniciou a aplicação da vacina da Pfizer na população. A capital gaúcha recebeu uma remessa de 32.760 doses e já foram distribuídas para os postos de vacinação da cidade.

A vacina será utilizada para a primeira dose dos grupos prioritários. Estão incluídos gestantes e puérperas com comorbidades (acima de 18 anos), pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada (55 a 59 anos), pessoas com HIV (55 a 59 anos), pessoas com Síndrome de Down (acima de 18 anos) e público em geral com 60 anos ou mais.

As vacinas reservadas para a segunda dose serão guardadas em um ambiente refrigerado a -25ºC nos ultrafrezers da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

As pessoas com comorbidades devem apresentar, no momento da vacinação, um laudo médico descrevendo o problema de saúde, com cópia, que será retida pelo serviço de saúde. Para quem tem hipertensão, diabetes, doença pulmonar ou asma, basta apresentar a prescrição de medicamentos.

Leia também: Reações adversas a vacina contra a Covid-19 são previstas pelos fabricantes

Grávidas e puérperas podem levar a caderneta da gestante que inclua informações sobre comorbidades. Pessoas com Síndrome de Down não necessitam de comprovação.

Vacinação da CoronaVac

A partir da próxima quarta-feira (5), Porto Alegre retoma a aplicação da segunda dose da CoronaVac na população. Podem receber o imunizante pessoas com mais de 60 anos, profissionais de saúde e de apoio, e que tenham recebido a primeira dose no dia 8 de abril ou antes.

A cidade ficou sem receber as doses do imunizante produzido pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan e precisou paralisar a campanha de vacinação por alguns dias.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças