Porto Alegre inicia a vacinação com as doses da Pfizer e retoma a aplicação da 2ª dose da CoronaVac
Capital gaúcha recebeu lote do imunizante da Pfizer e começa a aplicação em grupos prioritários
04/05/2021 18h31
Nesta terça-feira (4), a prefeitura de Porto Alegre iniciou a aplicação da vacina da Pfizer na população. A capital gaúcha recebeu uma remessa de 32.760 doses e já foram distribuídas para os postos de vacinação da cidade.
A vacina será utilizada para a primeira dose dos grupos prioritários. Estão incluídos gestantes e puérperas com comorbidades (acima de 18 anos), pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada (55 a 59 anos), pessoas com HIV (55 a 59 anos), pessoas com Síndrome de Down (acima de 18 anos) e público em geral com 60 anos ou mais.
As vacinas reservadas para a segunda dose serão guardadas em um ambiente refrigerado a -25ºC nos ultrafrezers da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
As pessoas com comorbidades devem apresentar, no momento da vacinação, um laudo médico descrevendo o problema de saúde, com cópia, que será retida pelo serviço de saúde. Para quem tem hipertensão, diabetes, doença pulmonar ou asma, basta apresentar a prescrição de medicamentos.
Leia também: Reações adversas a vacina contra a Covid-19 são previstas pelos fabricantes
Grávidas e puérperas podem levar a caderneta da gestante que inclua informações sobre comorbidades. Pessoas com Síndrome de Down não necessitam de comprovação.
Vacinação da CoronaVac
A partir da próxima quarta-feira (5), Porto Alegre retoma a aplicação da segunda dose da CoronaVac na população. Podem receber o imunizante pessoas com mais de 60 anos, profissionais de saúde e de apoio, e que tenham recebido a primeira dose no dia 8 de abril ou antes.
A cidade ficou sem receber as doses do imunizante produzido pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan e precisou paralisar a campanha de vacinação por alguns dias.
REDES SOCIAIS