Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr MPF
Reprodução/Flickr MPF

O procurador-geral da República Augusto Aras enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira (6), um parecer que reitera a atuação do Poder Judiciário em casos de descumprimento da aplicação de recursos mínimos na área da saúde.

Em nota, o Ministério Público Federal (MPF) afirma que podem sofrer intervenção todos os municípios e estados, o Distrito Federal e a União, mesmo antes da edição da Lei Complementar 141/2012, que regula os valores mínimos de investimento na saúde.

O TRF2 alega que a intervenção judicial antes da regulamentação da Lei por parte do Poder Legislativo configura ativismo judicial, e vai contra o princípio da separação dos poderes.

Leia mais: MPRJ recomenda que municípios priorizem a vacinação dos grupos mais vulneráveis

Em contrapartida, o procurador-geral diz que “se os entes federados inobservaram o texto constitucional, cabe ao Poder Judiciário, ao ser provocado, fazer incidi-lo em toda a sua amplitude, de forma a corrigir as omissões verificadas”.

O MPF coloca que “Augusto Aras sustenta que a norma constitucional que estabelece o dever de investimento mínimo pelos entes federados em ações e serviços de saúde tem aplicabilidade imediata.”