Índia registra mais 3.754 mortes pela Covid-19 e país segue batendo recordes negativos na pandemia
Especialistas temem a disseminação da nova cepa da doença. Hospitais e sistema funerário estão em colapso
10/05/2021 15h34
A Covid-19 continua avançando na Índia. O país bateu recordes negativos na semana passada, com mais de 400 mil infectados e mais de 4 mil mortes em um único dia. Especialistas estão preocupados com a variante do vírus que domina o país, porque os sintomas são menos perceptíveis e os infectados chegam ao hospitais de forma grave.
Além dos altos números de internados, o governo também se preocupa com o sistema funerário, que colapsou nos últimos dias e forçou as cremações em massa.
Para Debora Blanche, brasileira que vive na Índia, a disseminação da nova variante no país tem um motivo claro: o afrouxamento das medidas de restrições.
“A gente cantou uma vitória muito antes da hora. Como tivemos um lockdonw rígido, a consequência é que não tivemos muitos casos. Aí, as pessoas começaram abusar. Hoje em dia está muito diferente, porqque a gente está vendo a morte bater na porta o tempo todo”, disse Blanche.
Leia também: Europa relaxa medidas restritivas com abertura de escolas, bares e restaurantes
Segundo a microbiologista Natalia Pasternak, a situação dos indianos não é fácil por conta das dimensões do país. “Uma coisa é pensar em Nova Zelândia, que é uma ilha e que fechou desde o começo. Outra coisa é pensar em países como Índia, China, Brasil, é, os países da Europa, que estão... sempre muito interligados com viagens internacionais e fica muito difícil... imaginar que qualquer tipo de isolamento real é possível”, explicou.
Assista a reportagem completa exibida no Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS