Notícias

"Isso não tem cabimento", diz Barra Torres sobre proposta de mudar a bula da cloroquina

Em depoimento à CPI, o presidente da Anvisa confirmou que proposta chegou a ser discutida em reunião no Palácio do Planalto, mas disse que não sabe quem foi o autor


11/05/2021 12h25

O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, depõe na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid nesta terça-feira (11). O depoimento de Barra Torres estava previsto para ser realizado na última quinta-feira (6), após o ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, depor. No entanto, foi adiado para hoje.

Um dos assuntos de destaque do depoimento de Barra Torres foi a proposta de alteração da bula da cloroquina. Ele foi questionado sobre a declaração do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que deu depoimento à CPI na semana passada. Mandetta disse que viu em uma reunião no Palácio do Planalto, no ano passado, uma minuta de decreto presidencial para mudar a bula da cloroquina e incluir que o remédio poderia ser usado no tratamento de Covid.

Barra Torres, por sua vez, respondeu à questão levantada pelo relator Renan Calheiros e confirmou que a reunião ocorreu no Palácio do Planalto, mas disse que não tem conhecimento de quem efetivamente partiu a proposta: "Não tenho informação de quem era o o autor, quem teve a ideia".

"Esse documento foi comentado pela Dra. Nise Yamaguchi", afirma. "Quando houve uma proposta, isso me causou uma reação mais brusca. Isso não tem cabimento, isso não pode".

O presidente da Anvisa disse ainda que, na sua opinião, o tratamento precoce contra a Covid-19 não deveria usar cloroquina. "Estudos apontam a não eficácia [da cloroquina]. Até o momento as informações vão contra o uso". 

Sputnik V

Barra Torres também foi questionado sobre a vacina russa, que teve a importação vetada pela Anvisa no último dia 26 de abril.

Segundo o presidente da agência, a autorização para uso emergencial da Sputnik V está em análise, mas o processo está parado, aguardando documentação.

"É uma questão regulatória. Não está em questão a relação entre Brasil e Rússia. Não espero, de maneira nenhuma, que impacte o entendimento entre os países", afirma.

Covaxin

Questionado sobre o motivo da Anvisa ter negado o certificado de boas práticas à Covaxin, produzida pelo laboratório indiano Bharat Biotech, Barra Torres explicou que faltou demostrar a validação da inativação da vacina e que não foi demostrada ações necessárias para garantir a esterilização do produto, entre outros pontos. Ele admitiu, no entanto, que há possibilidade do órgão reavaliar e regularizar a Covaxin no Brasil.

Leia também: PF investiga crimes contra o Sistema Financeiro Nacional na ordem de R$ 2,5 bilhões


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)