Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

A Polícia Federal anunciou nesta terça-feira (11) que enviou tropas para a comunidade Pali-Miú, na terra indígena Yanomami, em Roraima. O local foi palco de um conflito armado entre garimpeiros e índios. De acordo com o Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Yekuana, o conflito deixou, ao menos, três mortos e cinco feridos.

A região do conflito é conhecida como comunidade dos americanos por causa da presença de pastores norte americanos da missão evangélica da Amazônia. A área fica às margens do Rio Uraricoera, e ela é usada por garimpeiros para chegar aos acampamentos na floresta.

Leia também: PF investiga crimes contra o Sistema Financeiro Nacional na ordem de R$ 2,5 bilhões

O Conselho Indigenista Missionário manifestou profunda indignação e repúdio por mais um ataque de garimpeiros contra uma comunidade indígena. Já a Fundação Nacional do Índio afirmou que está acompanhando a apuração do caso.

O envio das tropas por parte da Polícia Federal acontece após o alerta da Associação Rutukara Yanomami há dez dias. No início do mês de maio, o grupo enviou uma mensagem para Funai e Ministério Público sobre a recorrência de conflitos violentos entre índios e garimpeiros.

Os Yanomami e entidades indígenas temem por um novo genocídio da população.

Assista a reportagem completa do Jornal da Cultura sobre o conflitos: