Notícias

Carlos Murillo afirma que Pfizer começou a contatar o governo brasileiro em maio de 2020

No entanto, o primeiro contrato foi assinado apenas em março deste ano, informou o gerente-geral da farmacêutica na América Latina


13/05/2021 11h48

Nesta quinta-feira (13), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid ouve o gerente-geral da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo. Ele esteve à frente das negociações com o governo federal para a compra de vacinas contra a Covid-19, quando era presidente da farmacêutica no Brasil.

Segundo Murillo, o primeiro contrato com o governo brasileiro foi assinado em 19 de março de 2021, com a entrega prevista de 100 milhões de doses. No entanto, a Pfizer começou a contatar o governo brasileiro entre maio e junho de 2020, através do Ministério da Saúde.

"Começamos as reuniões em maio e junho. Foram reuniões iniciais e exploratórias. Como resultados, no mês de julho, fornecemos uma expressão de interesse, em que resumimos as condições do processo que a Pfizer estava realizando em todos os países no mundo".

Leia também: Datafolha: Com 24% de aprovação, governo Bolsonaro registra pior marca do mandato

O gerente-geral da Pfizer na América Latina afirmou que o governo brasileiro não aceitou, entre agosto e setembro do ano passado, contratos oferecidos pela Pfizer que previam 1,5 milhão de doses da vacina ainda em 2020.

"Em 6 de agosto, o ministério manifestou interesse. Em 14 de agosto, a farmacêutica ofereceu a primeira oferta, de 30 milhões de doses e de 70 milhões de doses. O cronograma de entrega era o final de 2020 e início de 2021. Em 26 de agosto, a Pfizer fez uma terceira oferta, com mais doses para o final de 2020", conta Murillo.

"Nossa oferta de agosto tinha uma validade de 15 dias. Passados esses 15 dias, o governo nem aceitou, nem rejeitou a oferta. [...] Não tivemos resposta positiva, nem negativa", relata o executivo.

Carlos Murillo diz que a Pfizer enviou uma carta em 12 de setembro a Bolsonaro, Mourão, Braga Neto, Pazuello, Paulo Guedes e Nestor Forster (embaixador do Brasil nos Estados Unidos). "As propostas foram todas formalizadas através de documentos enviados ao Ministério da Saúde". 

Leia também: Caixa antecipa pagamentos da 2ª parcela do auxílio emergencial; Veja novo calendário

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)