Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Nesta segunda-feira (17), o estado de São Paulo retomou a vacinação contra a Covid-19 de grávidas e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) que tenham mais de 18 anos e comorbidades. O governo estadual estima que 100 mil pessoas estejam nesse grupo.

A vacinação deste grupo havia sido suspensa em todo o estado, na última segunda (11), após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar que o imunizante da AstraZeneca/Fiocruz não seja aplicada neste público.  A orientação veio depois da morte de uma gestante, no Rio de Janeiro, em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico, suspeito de ser um evento adverso grave do imunizante. Por conta disso, as doses da Pfizer e da CoronaVac serão as responsáveis por manter a proteção do grupo.

A retomada hoje foi possível por conta de remanejamentos de doses feitos pela Secretaria da Saúde e da entrega do novo lote de doses da CoronaVac, que foram enviadas pelo Instituto Butantan para o Ministério da Saúde na quarta (12).

No momento da vacinação, é preciso comprovar o estado gestacional e, no caso das puérperas, apresentar a declaração do nascimento da criança, segundo o Programa Estadual de Vacinação (PEI).

São consideradas comorbidades pelo Ministério da Saúde:

Insuficiência cardíaca

Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar

Cardiopatia hipertensiva

Síndrome coronariana

Valvopatias

Miocardiopatias e pericardopatias

Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

Arritmias cardíacas

Cardiopatias congênitas no adulto

Próteses valvares e dispositivos cardíaco implantados

Diabetes mellitus

Pneumopatias crônicas graves

Hipertensão arterial resistente

Hipertensão artéria estágio 3

Hipertensão artéria estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo

Doença cerebrovascular

Doença renal crônica

Imunossuprimidos (inclui câncer)

Anemia falciforme

Obesidade mórbida

Cirrose hepática

Portadores do vírus HIV

Leia também: MC Kevin morre aos 23 anos após cair de varanda em hotel no RioAuxílio Emergencial 2021: Caixa libera saques e transferências para nascidos em dezembro

Assista a reportagem do Jornal da Tarde desta segunda-feira (17):