Notícias

Vacina da Pfizer pode ser armazenada em geladeira comum por até 1 mês

Comitê da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) estendeu o período de armazenamento do imunizante entre 2 a 8° C de 5 para 31 dias


17/05/2021 16h37

Nesta segunda-feira (17), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) publicou uma nota anunciando que o comitê de medicamentos humanos realizou uma alteração nas condições de armazenamento da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer-BioNTech. O imunizante em frasco descongelado e fechado poderá ser armazenado em temperatura normal, entre 2°C e 8°C – como a de geladeiras comuns – de cinco até 31 dias. A alteração facilitará o manuseio da vacina em centros de vacinação em toda a União Europeia (UE). 

"Espera-se que o aumento da flexibilidade no armazenamento e no manuseio da vacina tenha um impacto significativo no planejamento e na logística da implantação da vacina nos Estados-Membros da UE", disse a agência em comunicado.

A EMA informa que as alterações descritas serão incluídas nas informações publicamente disponíveis sobre Comirnaty, nome oficial da vacina da Pfizer-BioNTech, e serão implementadas pelo titular da autorização de introdução no mercado na rotulagem do produto atualizada.

"Os usuários devem sempre consultar o rótulo e o folheto informativo do produto fornecido para obter as informações corretas de armazenamento", sugere a agência.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autoriza que a vacina seja guardada a -20ºC por até duas semanas. No entanto, em temperatura normal, o período de armazenamento é de até cinco dias. 

Leia também: Duas crianças Yanomami são mortas após tiroteio na comunidade PalimiúJoe Biden anuncia envio de 80 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 a outros países

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças