Araújo diz na CPI da Covid que não conhece plano único para enfrentamento da pandemia
Este é o sétimo dia de depoimentos na Comissão. Ex-ministro depõe na condição de testemunha
18/05/2021 10h13
Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores, presta depoimento à CPI da Covid nesta terça-feira (18). Os requerimentos de convocação foram apresentados pelos senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Araújo comandou o Itamaraty entre janeiro de 2019 e março de 2021.
Este é o sétimo dia de depoimentos na Comissão. Ernesto Araújo depõe na condição de testemunha e deve dizer a verdade, sob risco de crime de falso testemunho.
Em depoimento, ele disse que o Itamaraty recebeu orientações do Ministério da Saúde e que não conhece um plano único para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
Leia também: Segundo Jereissati, PSDB entra na Justiça para que Bolsonaro respeite isolamento; SP: Governo isenta ICMS de remédios usados no tratamento de diálise, aids e câncer
Araújo é questionado pelo relator da Comissão sobre a condução da diplomacia brasileira durante a crise sanitária e sobre os termos de atuação da pasta para trazer vacinas e insumos para o Brasil.
A Comissão ainda deve investigar os impactos das declarações que o ex-ministro fez contra a China nas negociações para a compra de imunizantes contra a doença. Araújo chegou a chamar o coronavírus de "comunavírus", em referência ao país.
REDES SOCIAIS