Notícias

Araújo diz na CPI da Covid que não conhece plano único para enfrentamento da pandemia

Este é o sétimo dia de depoimentos na Comissão. Ex-ministro depõe na condição de testemunha


18/05/2021 10h13

Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores, presta depoimento à CPI da Covid nesta terça-feira (18). Os requerimentos de convocação foram apresentados pelos senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Araújo comandou o Itamaraty entre janeiro de 2019 e março de 2021.

Este é o sétimo dia de depoimentos na Comissão. Ernesto Araújo depõe na condição de testemunha e deve dizer a verdade, sob risco de crime de falso testemunho.

Em depoimento, ele disse que o Itamaraty recebeu orientações do Ministério da Saúde e que não conhece um plano único para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. 

Leia também: Segundo Jereissati, PSDB entra na Justiça para que Bolsonaro respeite isolamento; SP: Governo isenta ICMS de remédios usados no tratamento de diálise, aids e câncer

Araújo é questionado pelo relator da Comissão sobre a condução da diplomacia brasileira durante a crise sanitária e sobre os termos de atuação da pasta para trazer vacinas e insumos para o Brasil. 

A Comissão ainda deve investigar os impactos das declarações que o ex-ministro fez contra a China nas negociações para a compra de imunizantes contra a doença. Araújo chegou a chamar o coronavírus de "comunavírus", em referência ao país. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças