Araújo nega responsabilidade em relação ao atraso de insumos vindos da China
Omar Aziz, presidente da Comissão, apontou que ex-ministro está "faltando com a verdade"
18/05/2021 10h45
Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores, disse em depoimento à CPI da Covid que não tem responsabilidade em relação ao atraso de insumos vindos da China para a produção de vacinas contra a Covid-19.
"Minha responsabilidade como ministro entendo como nenhuma. (...) Nada que tenha feito pode ser correlacionado com percalços no recebimento de insumos", disse ele.
Após a declaração, o presidente da Comissão Omar Aziz lembrou que o ex-ministro depõe na condição de testemunha e deve dizer a verdade, sob risco de crime de falso testemunho. "Vossa Excelencia está faltando com a verdade", disse.
A Comissão investiga os impactos das declarações que o ex-ministro fez sobre a China nas negociações com o país durante a pandemia do novo coronavírus. Araújo chegou a chamar o vírus de "comunavírus".
Leia também: "Jamais promovi nenhum atrito com a china", diz Araújo na CPI da Covid; Araújo diz na CPI da Covid que não conhece plano único para enfrentamento da pandemia
O Instituto Butantan paralizou a produção da vacina CoronaVac devido à falta de insumos vindos da China. O governador de São Paulo João Doria disse que as manifestações conduzidas e lideradas pelo presidente Jair Bolsonaro dificultaram as negociações com o país.
REDES SOCIAIS