Notícias

Ministro Ricardo Lewandowski será relator do habeas corpus de Mayra Pinheiro, a capitã cloroquina

O depoimento dela está marcado para a próxima quinta-feira (20). Ela espera o resultado do pedido de salvo-conduto e não se autoincriminar em seu depoimento


18/05/2021 16h21

Nesta terça-feira (18), o ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski foi escolhido para ser o relator do pedido de habeas corpus de Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), conhecida como "capitã cloroquina", para salvo-conduto e não se autoincriminar em seu depoimento na CPI da Covid.

O ministro atendeu o mesmo pedido para o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que irá depor na CPI da Covid na próxima quarta-feira (19).

No pedido ao STF, Pinheiro alegou “temor” em razão de suposta “agressividade” dos senadores ao inquirir dos depoentes da comissão. O depoimento dela está marcado para a próxima quinta-feira (20) às 9h.

A equipe de advogados da secretária pede para que Mayra seja assistida por sua defesa durante o depoimento; que seja garantida a palavra aos advogados da médica, pelo presidente da CPI Omar Aziz, para o exercício da defesa da servidora; o direito de Mayra não se auto-incriminar; e que as partes seja tratadas com 'urbanidade' durante o depoimento.

Leia também: CPI da Covid pede que PF investigue ameaças aos integrantes da comissão

Pinheiro também pede que, caso suas prerrogativas profissionais ou garantias médicas sejam desrespeitas, o depoimento seja encerrado sem que haja “medidas restritivas de direitos ou privativa de liberdade”.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças