Notícias

Campanha "Quebre o Silêncio" coloca celular como aliado na denúncia de abusos infantis

No Jornal da Tarde, a gerente de projetos da Plan International Bahia Elaine Amazonas comentou a situação desse tipo de violência no Brasil


18/05/2021 17h17

O Ministério Público Estadual da Bahia e organizações não governamentais como a Plan International e a Unicef realizam a campanha “Quebre o Silêncio”, para dizer à crianças e adolescentes que o celular é um aliado na denúncia de abusos sexuais.

Em entrevista ao Jornal da Tarde desta terça-feira (18) a Gerente de Projetos da Plan Internacional Bahia Elaine Amazonas comentou sobre a situação do abuso infantil no Brasil atualmente e a importância do projeto. Segundo ela, a violência sexual é um tipo de violência que normalmente acontece no ambiente doméstico e, por causa disso, é mais difícil das pessoas que estão de fora perceberem.

Leia Também: Mais de 6 mil ocorrências de violência sexual contra menores são registradas em 2021

“A pandemia agrava essa situação. Com o fechamento das escolas, muitas crianças e adolescentes ficam sem ajuda. Escolas, projetos sociais e espaços de convivência são de extrema importância porque esse educador, muitas vezes, é quem percebe esses sinais de violência e faz a denúncia”, explica Elaine.

Um dos complicadores para a realização da denúncia de abusos sexuais infantis é que, geralmente, a vítima possui algum vínculo de afeto com o agressor. A Gerente de Projetos da Plan International Bahia alerta que é preciso estar atento aos sinais de mudança de comportamento destes jovens. “Sintomas como insônia, agressividade, a criança não querer ir para escola, isolamento e aversão a determinada pessoa são sinais de que alguma coisa está acontecendo”, diz.

Leia Também: Reajuste zero para planos de saúde? Saiba por que essa proposta está na mesa de negociação

Canais como o Disque 100 e o aplicativo Proteja Brasil podem ser acionados para a realização de denúncias de abuso infantil. Informações sobre o tema podem ser acessadas no site da campanha.

Assista à matéria sobre o tema que foi ao ar esta terça-feira (18) no Jornal da Tarde.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças