Notícias

"O presidente nunca me deu ordens diretas para nada", diz Pazuello na CPI

Ex-ministro da Saúde negou ter recebido orientações para adotar o tratamento precoce para a Covid ou o uso de cloroquina


19/05/2021 10h35

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse, nesta quarta-feira (19), à CPI da Covid que o presidente Jair Bolsonaro nunca o deu ordens diretas para nada. A declaração ocorreu após o relator Renan Calheiros perguntar: "Sua nomeação deu-se sob a condição de cumprimento de alguma ordem específica, como a recomendação de tratamento precoce para a Covid ou o uso de cloroquina?"

Pazuello ainda disse que se reunia com o presidente Jair Bolsonaro durante sua gestão "menos do que gostaria". (...) Eu o via uma vez por semana, ou a cada duas semanas". Ele ainda completou: "Em nenhum momento o presidente me desautorizou ou orientou a fazer algo". O ex-ministro negou que os filhos do presidente Jair Bolsonaro tinham influência no ministério da Saúde.

Apesar das declarações, o ex-ministro da Saúde já afirmou, em vídeo divulgado no ano passado, que acatava as ordens do Presidente da República. Veja: 


Ele foi o terceiro titular da pasta no governo Jair Bolsonaro e permaneceu no cargo por 10 meses. Pazuello seria ouvido pela Comissão no dia 5 de maio, mas um dia antes o Comando do Exército informou que ele estava em quarentena após ter tido contato com duas pessoas infectadas pela Covid-19.

Na última sexta-feira (14), o ministro Ricardo Lewandowski do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu o direito de habeas corpus ao ex-ministro. Pazuello poderá ficar em silêncio, com o objetivo de não produzir provas contra si. Ele depõe nesta quarta na condição de testemunha e deve dizer a verdade, sob risco de crime de falso testemunho.

Acompanhe ao vivo a sessão desta quarta-feira (19) da CPI da Covid:

Leia também: Pazuello relata como foi a gestão de crise em ManausPazuello define missão ao assumir ministério: "trocar a roda com o carro andando"

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças