Notícias

Covid-19: Doenças crônicas neurológicas são incluídas nos grupos prioritários de vacinação

Atualização do Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação também conta com novas recomendações para gestantes e puérperas


21/05/2021 13h00

Pessoas com doenças crônicas neurológicas foram íncluídas no grupo que faz parte do público-alvo da vacinação contra a Covid-19. A inclusão na lista de comorbidades foi realizada na última quinta-feira (20)

Portadores de doenças cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório e demência vascular), doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, e indivíduos com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral, esclerose múltipla, ou condições similares, já podem se vacinar contra o vírus no país. 

Na atualização do Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação também constam agora a vacina da Pfizer/BioNTech e novas recomendações para vacinação de gestantes e puérperas. 

O Ministério da Saúde orienta que sejam vacinadas apenas grávidas com comorbidades. Além disso, a aplicação da vacina AstraZeneca nesse público está suspensa por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para as mulheres que fazem parte do grupo e que receberam o imunizante, a pasta recomenda que aguardem o fim da gestação e do período puerpério para tomarem a segunda dose da mesma vacina.

Leia também: “Pazuello surpreendeu por não ficar calado”, diz cientista política; Juliette menciona a importância da máscara PFF2 e número de buscas cresce em menos de 24h



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças