A ex-presidente Dilma Roussef (PT) gravou um vídeo para a Amame (Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal) de Minas Gerais, que foi compartilhado nesta segunda-feira (24) nas redes sociais, em que conta a experiência da mãe, Dilma Jane da Silva, com o uso do óleo de Cannabis medicinal. Na gravação, ela também defendeu a aprovação do Projeto de Lei (PL) 399/2015, que autoriza o cultivo, no Brasil, de Cannabis para fins medicinais, veterinários, científicos e industriais.
Dilma conta que após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) isquêmico aos 95 anos, sua mãe passou a ter contraturas involuntárias e dolorosas, e cefaleia crônica. “Nada é pior do que ver quem amamos sentir dor e não poder fazer nada”, afirma a ex-presidente.
Segundo a petista, o que ajudou a tratar esses problemas foi o uso do medicamento. "Os tratamentos convencionas não eram eficazes. Graças ao trabalho da Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal (Amame), de Belo Horizonte, conseguimos propiciar a minha mãe um último ano de vida sem dor, com dignidade", diz a petista.
O óleo de canabidiol (CBD) é uma substância obtida a partir da planta Cannabis sativa e não possui THC, que é a sustância da maconha responsável pelos efeitos psicotrópicos.
Leia também: Doria anuncia aulas de inglês a partir do 1º ano na rede estadual de ensino de SP; Gloria Maria recebe segunda dose da vacina contra a Covid-19 e comemora nas redes
REDES SOCIAIS