Presidente da Natura é questionado sobre a diversidade dentro da empresa
João Paulo Ferreira foi o convidado do Roda Viva desta segunda-feira (24)
24/05/2021 23h45
Nesta segunda-feira (24), a apresentadora Vera Magalhães recebeu João Paulo Ferreira, Presidente da Natura e CEO da Natura &Co América Latina, no Roda Viva.
Em um dos blocos do programa, os jornalistas questionaram sobre a diversidade dentro da empresa, começando pela dúvida de qual seria a opinião do presidente em relação a empresas que demoraram para se envolver em temas importantes na sociedade, por exemplo a sustentabilidade.
O entrevistado responde que "estão chegando no momento que puderam chegar, o bom é que estão chegando. Inclusive os investidores que não se conscientizarem sobre os temas socioambientais podem correr riscos com os seus investimentos. Lamento que elas não chegaram antes, mas que bom que chegaram. Inclusive com a pandemia, não houve um cidadão que não tenha se sensibilizado com os temas".
Leia também: "Serão afetadas se não se posicionarem”, afirma presidente da Natura sobre empresas brasileiras; Presidente da Natura garante ampliação de produtos de beleza para pessoas com tons de pele negra
Na parte de diversidades dentro do time da empresa, os jornalistas questionam o motivo pelo qual não existe uma meta de liderança para pessoas pretas na empresa e qual seria a dificuldade dessa inclusão. O Presidente diz que eles têm uma dívida com a população negra nas posições de liderança, pelo contexto de discriminação e segregação estrutural inconsciente. "Por isso nos últimos anos, nós avançamos bastante com esta agenda em particular, tendo sido bem sucedida com a diversidade".
Para responder sobre a dificuldade de inclusão, ele levanta dados sobre o recrutamento da empresa, dizendo que pelo menos 50% dos candidatos aprovados, para as vagas de trainee e estagiários, são negros e pelo menos deve haver um candidato negro entre os finalistas para as vagas de liderança. "Hoje, 7% do nosso grupo gerencial é de negros no Brasil e há uma meta de que 30% da liderança seja composta por grupos subrepresentados até 2030, sendo eles negros, indígenas, LGBTQIA+".
Assista ao trecho:
Participaram da bancada de entrevistadores Vanessa Adachi (Editora-Chefe do Reset), Ísis Vergílio (Repórter da Elle Brasil em Beleza e Sociedade), Cristiane Barbieri (Editora da Coluna Broadcast da Agência Estado), Leo Branco (Editor da Revista Exame) e Joana Cunha (Editora da coluna Painel S.A da Folha de S. Paulo).
Assista ao programa na íntegra:
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS