Notícias

"Ministério da Saúde nunca indicou tratamentos para Covid", diz Mayra Pinheiro à CPI

Declaração foi dada no início do depoimento à comissão nesta terça-feira (25)


25/05/2021 10h40

A CPI da Covid ouve nesta terça-feira (25) a secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro.

Conhecida como 'Capitã Cloroquina', Mayra conseguiu, na última sexta-feira (21), uma liminar no Supremo Tribunal Federal que permite que ela fique em silêncio quando perguntada sobre fatos que ocorreram entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. No período, a cidade de Manaus enfrentou o desabastecimento de oxigênio hospitalar. A decisão do ministro Ricardo Lewandowski determina que Mayra é obrigada a falar sem reservas sobre qualquer outro período e sobre a atuação de todos os outros membros do governo.

Ela ganhou destaque por defender o chamado tratamento precoce contra a Covid-19, que consiste no uso de medicamentos ineficazes. Na sessão, a secretária deve responder perguntas sobre a aquisição e distribuição de comprimidos de cloroquina, isolamento social e vacinação. Ela também deve ser questionada sobre o TrateCov, plataforma que recomendava o uso de cloroquina no combate à covid-19.

No início do depoimento, o relator Renan Calheiros questiona sobre o tratamento precoce. Mayra responde que "toda doença deve ser tratada precocemente", além disso, afirma que o Ministério da Saúde nunca indicou tratamentos para Covid.

"O Ministério da Saúde criou um documento juridicamente perfeito, que é a nota orientativa número 9, que depois se transformou na nota orientativa número 17, onde nós estabelecemos doses seguras para que médicos brasileiros pudessem utilizar esses medicamentos com o consentimento dos seus pacientes", relata a secretária.

Leia também: Pfizer propôs soluções para compra de vacinas em carta entregue a Pazuello, diz emissoraFiocruz retoma produção da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 nesta terça

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças