Em 2020 foram demitidos 100 mil estagiários em razão da recessão econômica causada pela pandemia da Covid-19, segundo a Associação Brasileira de Estágios (ABRES). No início de 2021, o número de novas vagas caiu 4%.
A pandemia afetou a porta de entrada do mercado para os jovens. De 1 milhão de funcionários de curso técnico e superior contratados por empresas no país, pelo menos 100 mil foram demitidos.
"Você tem que criar emprego através de crescimento econômico, é todo um jogo, você vai incentivar a empresa a contratar jovens dizendo que contratá-los não vai pagar imposto e o custo é menor", diz Carlos Henrique, presidente da ABRES.
Leia também: Relação entre tabagismo e Covid-19 pode ser perigosa; Eleições presidenciais na Siria acontecem nesta quarta-feira (26)
Segundo Guilherme Cavalieri, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABH-SP), as empresas devem manter o foco, não devem desistir de buscar novos talentos e abrir espaço para os jovens que chegam no mercado de trabalho. Para os jovens, ele indica que persistam e não desistam.
Veja a matéria completa no Jornal da Tarde desta quarta-feira (26):
REDES SOCIAIS