O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,2% no primeiro trimestre de 2021, comparado ao quarto trimestre de 2020, de acordo com uma divulgação feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira (1º). O indicador econômico voltou ao patamar pré-pandemia.
De acordo com o IBGE, ocorreram taxas positivas na Agropecuária (5,7%), Indústria (0,7%) e Serviços (0,4%). Entre as atividades industriais, o avanço foi puxado pelas Indústrias Extrativas (3,2%). Já as Indústrias de Transformação tiveram o único desempenho negativo, com -0,5%.
Nos Serviços, os setores de Transporte, armazenagem e correio (3,6%), Intermediação financeira e seguros (1,7%) e Informação e comunicação (1,4%) se destacaram. As Despesas de Consumo das Famílias e do Governo sofreram quedas de 0,1% e 0,8% respectivamente.
Houve crescimento de 3,7% nas Exportações de Bens e Serviços e de 11,6% nas Importações de Bens e Serviços.
Leia também: "Se eu tivesse autoridade sobre a questão da Covid, a situação estaria diferente", diz Bolsonaro; OMS aprova uso emergencial da CoronaVac
Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, o PIB apresentou crescimento de 1,0%. No acumulado dos quatro trimestres terminados em março de 2021, o PIB caiu 3,8%, comparado aos quatro trimestres imediatamente anteriores.
Veja a tabela divulgada pelo IBGE:
REDES SOCIAIS