OMS aprova uso emergencial da CoronaVac
Com a aprovação, a vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac pode ser incorporada ao consórcio Covax Facility, para distribuição em escala global
01/06/2021 13h25
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou, nesta terça-feira (1º), o uso emergencial da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biontech. Segundo a OMS, o imunizante atende aos padrões internacionais de segurança, eficácia e fabricação.
No Brasil, o uso emergencial da CoronaVac foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em janeiro deste ano. Desde então, a vacina foi incluída no Programa Nacional de Imunização (PNI).
A OMS recomendou a vacina para uso em adultos de 18 anos ou mais, em um esquema de duas doses com um espaçamento de 2 a 4 semanas. O armazenamento deve ser feito em temperatura normal de refrigeração (2ºC a 8ºC).
A entidade reforçou que os resultados de eficácia da vacina mostraram que o imunizante preveniu casos sintomáticos da doença em 51% dos vacinados e preveniu formas graves da Covid-19 e hospitalizações em 100% da população vacinada estudada.
A vacina é a sexta a receber a aprovação pela OMS. Com isso, a Coronavac pode passar a ser comprada e incorporada ao consórcio Covax Facility, para distribuição em escala global.
Assista a reportagem do Jornal da Tarde desta terça-feira (1º):
Leia também: Nise Yamaguchi diz à CPI da Covid que nunca foi convidada para ser ministra da Saúde; Nise Yamaguchi nega que tentou mudar bula da cloroquina
REDES SOCIAIS