Notícias

OMS aprova uso emergencial da CoronaVac

Com a aprovação, a vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac pode ser incorporada ao consórcio Covax Facility, para distribuição em escala global


01/06/2021 13h25

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou, nesta terça-feira (1º), o uso emergencial da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biontech. Segundo a OMS, o imunizante atende aos padrões internacionais de segurança, eficácia e fabricação.

No Brasil, o uso emergencial da CoronaVac foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em janeiro deste ano. Desde então, a vacina foi incluída no Programa Nacional de Imunização (PNI).

A OMS recomendou a vacina para uso em adultos de 18 anos ou mais, em um esquema de duas doses com um espaçamento de 2 a 4 semanas. O armazenamento deve ser feito em temperatura normal de refrigeração (2ºC a 8ºC).

A entidade reforçou que os resultados de eficácia da vacina mostraram que o imunizante preveniu casos sintomáticos da doença em 51% dos vacinados e preveniu formas graves da Covid-19 e hospitalizações em 100% da população vacinada estudada.

A vacina é a sexta a receber a aprovação pela OMS. Com isso, a Coronavac pode passar a ser comprada e incorporada ao consórcio Covax Facility, para distribuição em escala global.

Assista a reportagem do Jornal da Tarde desta terça-feira (1º):

Leia também: Nise Yamaguchi diz à CPI da Covid que nunca foi convidada para ser ministra da SaúdeNise Yamaguchi nega que tentou mudar bula da cloroquina

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças