PGR pede abertura de inquérito para investigar Ricardo Salles
Ministro do Meio Ambiente é suspeito de dificultar a fiscalização ambiental, entre outros crimes
01/06/2021 15h18
Na última segunda-feira (31), a Procuradoria Geral da República (PGR) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de abertura de inquérito para investigar o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.
Ele está sob a suspeita dos crimes de advocacia administrativa, dificultar a fiscalização ambiental e embaraçar a investigação de infração que envolva organização criminosa.
O pedido foi feito com base em notícia-crime apresentada contra o ministro pelo delegado Alexandre Saraiva, da Polícia Federal do Amazonas, por suspeita de que Salles teria tentado atrapalhar a investigação sobre a maior apreensão de madeira da história, a Operação Handroanthus, e defender o interesse de madeireiros ilegais.
O documento enviado pela PGR ao Supremo é assinado pelo vice-procurador-geral Humberto Jaques de Madeiros. A relatora do caso será a ministra Cármen Lúcia.
Salles já é alvo de um inquérito no Supremo, sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes, sobre suspeita de facilitação a exportação ilegal de madeira.
Assista a reportagem do Jornal da Tarde desta terça-feira (1º):
Leia também: PIB do Brasil cresce 1,2% no 1º trimestre de 2021 e volta ao patamar pré-pandemia; “Haverá Copa América no que depender do Governo Federal'', diz Bolsonaro a apoiadores
REDES SOCIAIS