Sociedade Brasileira de Reumatologia desmente fala de Nise Yamaguchi na CPI sobre vacinação
Durante depoimento da CPI da Covid, a médica alegou que pacientes com doenças renais graves não podem ser vacinados. Entidade médica diz que não há contraindicação
01/06/2021 15h45
A Comissão de Doenças Endêmicas e Infecciosas da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) emitiu uma nota nesta terça-feira (1º) esclarecendo uma declaração da pesquisadora Nise Yamaguchi na CPI da Covid sobre a vacinação da população com doenças reumáticas. Na comissão, ela afirmou que pacientes com doenças renais não podem receber a imunização contra a Covid-19.
“A SBR esclarece a população que doenças reumáticas (DR), incluindo artrite reumatoide, espondiloartrites, artrite psoriásica, lúpus eritematoso sistêmico, esclerose sistêmica (esclerodermia), Síndrome de Sjögren primária, miopatias inflamatórias e vasculites não representam, por si só, contraindicação específica para receber qualquer vacina contra a COVID-19”, afirmou a nota.
A fala de Yamaguchi aconteceu após a senadora Eliziane Gama (Cidadania/MA) perguntar se ela já tinha se vacinado. A pesquisadora disse que não e também não pretende, pois “existem pessoas que não podem se vacinar, principalmente aquele que têm vasculites, como é o meu caso, eu tenho uma síndrome de Raynaud, como outras pessoas que têm doenças maiores, hepáticas ou renais que sejam graves”.
A entidade médica ressaltou que as vacinas contra Covid-19 disponíveis e aprovadas no Brasil não contêm componentes vivos e não transmitem a doença viral, nem alteram o material genético. Logo, pacientes com doenças reumáticas podem ser vacinados.
Leia também: Nise Yamaguchi nega que tentou mudar bula da cloroquina
Além disso, não há evidências para contraindicar as vacinas em pacientes com doenças reumáticas e pacientes em tratamento com medicamentos imunossupressores.
Mesmo assim, a SBR recomenda que os pacientes procurem médicos reumatologistas para orientação sobre a vacinação contra a Covid-19.
Grupo Prioritário
A SBR também esclareceu que pacientes com doenças reumáticas autoimunes acima dos 60 anos receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Pessoas entre 18 anos e 59 anos com essas doenças deverão ser inclusas no Plano Nacional de Imunização.
"Pacientes reumáticos podem apresentar problemas de imunidade por causa da enfermidade ou pelo uso de medicamentos imunossupressores ou imunobiológicos. Por isso, têm potencialmente maior predisposição para apresentar as formas mais graves do covid-19 e precisam ser protegidos", diz o presidente da SBR, Dr. Ricardo Xavier.
Quem é Nise Yamaguchi?
A médica Nise Yamaguchi é diretora do Instituto Avanços em Medicina, em São Paulo. Ela é conhecida por ser defensora do uso da hidroxicloroquina e cloroquina como tratamento de pacientes com Covid-19.
A oncologista e imunologista foi citada pelo diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, em depoimento à comissão, em 11 de maio. Segundo ele, Yamaguchi defendeu alterar a bula da cloroquina durante uma reunião como o governo federal.
Ela é considerada uma peça-chave na investigação sobre a existência de um "ministério paralelo" da Saúde. A CPI investiga se havia uma consultoria informal ao governo que defendia métodos considerados ineficazes no combate à pandemia.
REDES SOCIAIS