Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Nesta terça-feira (1º), a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado confirmou um caso de infecção por mucormicose em um paciente de Manaus (AM).

O diagnóstico foi feito em um homem, de 56 anos, com histórico de diabetes tipo 2 e usuário de insulina. Ele foi internado em 12 de abril, no Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio. Depois, foi transferido para o hospital da Fundação de Medicina Tropical, onde morreu em 16 de abril.

Ao ser internado, o paciente apresentou sintomas gripais, mas o teste RT-PCR teve resultado negativo para Covid-19. Ele apresentou prurido no olho direito, que avançou para uma infecção.

A Fundação de Medicina Tropical realizou exame de cultura do material colhido do paciente e confirmou a presença do agente Rizhopus ssp, compatível com a mucormicose.

De acordo com a FMT, após a confirmação, o material foi enviado para o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e foi emitido um alerta para os médicos que atendem pacientes com Covid-19 e diabetes.

Conhecido como "fungo preto", o quadro de mucormicose mata mais de 50% dos acometidos, além disso, há casos de pessoas que precisam passar por cirurgias mutilantes, que retiram partes do corpo afetadas pelo micro-organismo, como os olhos. Esta infecção já acometeu quase 9 mil pacientes com Covid-19 na Índia.

Leia também: Garimpo ilegal cresceu na terra Yanomami durante primeiro trimestre de 2021Dia Nacional da Imprensa: 5 episódios recentes em que jornalistas foram atacados