O primeiro cabo submarino de fibra ótica de alta capacidade que liga a América Latina à Europa, foi inaugurado na última segunda-feira (1).
Uma cerimônia em Portugal com a presença do ministro das Comunicações do Brasil, Marcos Pontes, o primeiro-ministro português, Antônio Costa e a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, marcou a inauguração do equipamento que custou mais de 150 milhões de euros, ou cerca de um bilhão de reais para garantir uma conexão de alta velocidade entre o Brasil, a Guiana Francesa e a Europa.
Leia Também: Startup alemã promete resolver crise de escassez de água
O cabo que tem quase 6.000 quilômetros de extensão deve começar a operar no segundo trimestre deste ano, e foi idealizado há quase dez anos para fazer uma ligação direta e ultrarrápida a partir da cidade de Fortaleza (CE), ponto brasileiro mais conectado do mundo. A cidade já tem outros 15 cabos submarinos que conectam nosso país aos demais continentes.
O novo cabo deve ter uma vida útil estimada em 25 anos e vai reduzir a velocidade de transmissão de dados em 60 milissegundos, o suficiente para permitir a realização de cirurgias virtuais remotas, transações financeiras ou jogos on-line.
Leia Também: OMS não foi consultada para a realização da Copa América 2021 no Brasil
Assista à matéria sobre o tema que foi ao ar esta terça-feira (2) no Jornal da Tarde.
REDES SOCIAIS