Notícias

CPI da Covid: Queiroga diz que não leu bulas das vacinas e isso gera bate e boca com Otto

Sessão precisou ser interrompida por alguns minutos pelo presidente da comissão, o senador Omar Aziz (PSD-AM)


08/06/2021 13h45

Em seu segundo depoimento à CPI da Covid, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou, nesta terça-feira (8), que não leu bulas das vacinas que tiveram uso autorizado em território nacional, ao ser questionado pelo senador Otto Alencar (PSD-BA).

Queiroga justificou que, do ponto de vista prático, 70 milhões de vacinas foram distribuídas, além de dizer que o parlamentar não poderia querer desqualificar as ações da pasta diante do colegiado. 

Otto, que é membro da comissão e também é médico, alegou que leu todas as bulas e disse que seria da responsabilidade de Queiroga ler todas as bulas por ser ele o gestor da saúde nacional.

"O senhor deveria, ministro, pelo menos ler a bula, modo de usar, posologia, efeitos colaterais e o senhor não fez isso, ministro, e devo dizer que esse é o ato mais irresponsável que um ministro poderia fazer determinando a aplicação da vacina", criticou o senador.

O ministro rebateu: "A sociedade brasileira reconhece os esforços que estamos fazendo aqui e não aceito que isso seja desqualificado, um patrimônio da sociedade brasileira. Eu aplico 70 milhões de vacinas de norte a sul".

A pauta gerou bate e boca entre Queiroga e Otto Alencar. Para acalmar os ânimos na sessão, o presidente da CPI, o senador Omar Aziz (PSD-AM), suspendeu a sessão, que foi retomada após cerca de dez minutos.

Leia também: Reações adversas à vacina da Covid-19? Veja o que os médicos recomendamQueiroga afirma que discussão sobre cloroquina é unilateral e que tem vacinação como foco

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças